Biologia-Epistemologia

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Os últimos anos do século xix e os primeiros do século xx assistiram

a uma importante mutuação da sensibilidade perante o real e dos paradigmas

teóricos e científicos que a sustentavam. O essencial dessa crise foram

as crescentes dificuldades do paradigma positivista para defrontar os seus

próprios «factos» nucleares — ou seja, uma progressiva ruptura entre os quadros

da observação e da experiência e as teorias sobre ele suportadas.

O aspecto mais importante dessa ruptura —e que está na base da nossa

sensibilidade moderna— é que ela punha em causa não só as interpretações

dominantes, mas também os fundamentos epistemológicos em que se alicerçava

o pressuposto positivista de que era possível conhecer o mundo.

Deste modo, a ruptura epistemológica do início do nosso século ia mais

longe do que as rupturas anteriores. Na ruptura galilaica e, em bom rigor,

na que separa a ciência renascentista da medieval, o que se punha em causa

era a subordinação da construção dos factos a uma teoria lógico-especulativa,

«invertendo-se» a relação da subordinação e, eventualmente, nas teorias mais

radicais, negando-se o segundo termo da relação como na frase newtoniana

«não faço hipóteses».(…)É o caso da relação entre as teorias biológicas de Darwin e a genética

de Mendel.(…)

O evolucionismo, uma vez que pode fundar-se na genética, trazia não

só a queda do homem do local central da criação divina para o domínio

natural, mas também a verificação —essa muito mais importante no domínio

epistemológico— de que, na evolução, era o acaso o mecanismo principal,

e não a necessidade. Tal percepção significava que o destino do homem

enquanto espécie não era devido a qualquer racionalidade teleológica, mas

sim a factores e incidentes ocasionais.

 

 

José Pacheco Pereira  in Análise Social, vol. XXII (94), 1986-5.°, 989-995

2 Respostas to “Biologia-Epistemologia”

  1. agost2010 Says:

    o post não tem as categorias correctas

  2. agost2010 Says:

    o texto tem interesse

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