t3

by

Ao longo da história da psicologia, o objecto a que a psicologia se propunha a estudar foi constantemente modificado. Variadíssimas correntes científicas pretendiam explicar o conceito de Ser Humano e estudar todos os processos mentais nele existentes. Porém houve algo que todas as teorias seguiram: a psicologia deveria estudar o comportamento.

Pavlov e a Reflexologia

História

Estudou as secreções gástricas e apontou que tanto os animais como os seres humanos adquiriam reflexos condicionados que se associavam aos reflexos inatos. Para Pavlov, o que se designava por espírito mais não era do que as actividades cerebrais, defendendo que o córtex era o centro onde se davam todas estas ligações comportamentais.

 Técnica

Assim o estudo da psicologia deveria-se circunscrever ao estudo dos reflexos, passando a denominar-se Reflexologia

Método: Método Experimental
Objecto: Comportamento Observável

Apreciação crítica

Para muitos psicólogos, esta teoria não se inseria em todo o estudo da mente: não poderíamos com a reflexologia estudar as decisões subjectivas dos indivíduos.

Watson e o Behaviorismo

História

Watson é considerado o pai da psicologia científica. Demarcou-se de forma radical de toda a psicologia tradicional, defendendo que a consciência não seria objecto de estudo da Psicologia. Segundo Watson, só se poderia estudar o comportamento directamente observável, pois, para o estudo de um objecto, o observador tem que ser transcendente a este. Esta era a concepção usada em todas as outras ciências naturais e exactas, que, ao decomporem os seus objectos nos seus elementos mais simples, explicavam de forma objectiva como eles eram.

 Noção de comportamento

O estudo do comportamento de Watson centrou-se no estabelecimento de duas relações fundamentais. Uma, considerava o estudo do comportamento como o estabelecimento de relações múltiplas entre Estímulo e Reacção ou resposta:
Por estímulos entende-se o conjunto de excitações que agem sobre um organismo de forma a iniciar-se uma resposta. Todo o estímulo tem um limiar e um limite. Por exemplo:

O ouvido humano ouve somente sons dentro da gama de frequências que vai dos 16 Hz

aos 20000 Hz (ou 20 KHz).

Aqui, embora haja mais sons do que a gama acima definida, o som só se torna estimulante dentro daquela gama. Dada a noção de estímulo e o conhecimento de Resposta, é possível dividi-los em dois parâmetros:

Estímulos

Meio Externo Raios Luminosos, ondas sonoras, vento, etc
Meio Interno Movimentos dos músculos, secreções das glândulas, etc

Respostas

Explícitas Respostas directamente observáveis
Implícitas Respostas não observáveis por outros

Para os comportamentalistas, repostas são tudo o que um indivíduo faz. O comportamento é o conjunto de respostas objectivamente observáveis determinado por um conjunto complexo de estímulos provenientes do meio físico em que o indivíduo se insere:

Ou seja, Resposta dá-se em função da situação. Com o estabelecimento das Leis do Comportamento, o psicólogo sabendo o estímulo poderia assim prever o comportamento.

Técnica

Método: Método Experimental
Objecto: Comportamento Observável

Apreciação Crítica

Embora esta corrente fosse deveras revolucionária para a sua época, ela não permitia a explicação de alguns fenómenos simples como por exemplo:

Eu não bebo água quando a vejo. Somente o faço quando tenho sede

Assim, muitos dos mistérios comportamentais deste tipo ficaram por esclarecer com esta corrente científica. Para muitos seria necessário para a psicologia se tornar rigorosa o estudo dos processo mentais que ocorriam em cada indivíduo. Para isso não se poderiam enunciar somente leis do comportamento mas também leis de pre-disposições (atitudes) segundo categorias de indivíduos (com personalidades próximas).

http://pt.wikibooks.org/wiki/Psicologia/A_psicologia_como_ci%C3%AAncia/Objecto_da_psicologia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: