O objecto da psicologia

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Psicologia ->  ciência que estuda a aprendizagem, a personalidade, a memória, o funcionamento do sistema nervoso a comunicação interpessoal, o desenvolvimento, a agressividade, os sonhos e os processos mentais (pensamentos, percepções, sensações, representações mentais) e compartimentais (actos, reacções observáveis) do ser humano e dos animais.

A origem filosófica do objecto da psicologia.

Já antes da psicologia surgir como ciência muitos pensadores se interessavam por assuntos como, a relação corpo  alma, a consciências humana… este procuravam compreender a mente e o comportamento humano através do pensamento e da reflexão, mas não de uma forma cientifica. Só nos finais do século XIX a psicologia se autonomizou da filosofia, e a partir desse momento surgiu como ciência, com objectos, métodos, conceitos e teorias próprias.

Corrente em psicologia

 

Wundt Associacionismo
Watson Comportamentalismo ou behaviorismo
Freud Psicanálise
Pavlov Reflexologia
Köhler Gestaltismo ou teoria da forma
Piaget Construtivismo

 

Associonismo

fundador Wundt
Pressuposto Defende a ideia de que a mente é constituída por elementos simples – as sensações -, que , ao associarem-se dão origem a processos mentais complexos.
Objectivo Identificar e isolar os elementos (sensações) de forma a explicar os processos mentais complexos
Método Introspecção provocada em laboratório.
Contributo Associonismo tornou a psicologia autónoma da

Filosofia.

Procurou introduzir-se, na psicologia, o rigor e a objectividade das outras ciências existentes na época através da provocação de situações em laboratório.

 

Behaviorismo

Fundador Watson
Pressupostos Para se constituir como ciência, a psicologia tem de se basear em observações objectivas, ou seja, que possam ser verificadas por qualquer observador – o seu objecto é o comportamento observável.
Objecto Comportamentos observáveis no homem e no animal.

Estão excluídos, como objecto da psicologia, todos os fenómenos no interior da pessoa que não sejam directamente observáveis.

Objectivo Perceber como se processa a aprendizagem dos comportamentos (como se adquirem, mantêm e desaparecem).
Método Método experimental
Contributo Com o behaviorismo a psicologia assume o estatuto de ciência:

–          o objecto muda –> é agora o comportamento;

–          o método muda e torna-se mais objectivo -> método experimental

Alarga o campo da psicologia ao estatuto do animal.

 

Psicanálise

Fundador Freud
Pressuposto Salienta a influencia determinante do inconsciente para a vida psíquica do ser humano.

Explica o desenvolvimento humano pela evolução da psicossexualidade e , salientando o papel da sexualidade infantil (que, no entanto, não coincide com a noção de sexualidade do senso comum).

Objecto Aparelho psíquico humano
Objectivo Compreender como a personalidade do indivíduo se desenvolve
Método Associação livre de ideia; interpretação dos sonhos; actos falhados; etc.
Contributo Introduz uma nova concepção de ser humano, dando ênfase aos processos inconscientes e à sexualidade, contrastando  com a noção que prevalecia na época, segundo o qual o ser humano era visto como essencialmente racional e controlava os seus impulsos através da razão.

Atribui à criança uma vivência de sexualidade, alterado profundamente a concepção existente na sexualidade.

Pressupõe a existência de aspectos inatos, para além dos aprendidos.

Introduz uma concepção dinâmica da personalidade. Utiliza métodos subjectivos de simbilização (ex. interpretação de sonhos)

 

Reflexologia

Fundador Pavlov
Pressupostos Descobre que para além dos reflexos inatos, se podem desenvolver nos seres humano e nos animais reflexos aprendidos.

Designou este comportamento por reflexão condicionada.

Objectivo Estudar a actividade nervosa superior – estudo dos reflexos-
Método Estudo sobre os reflexos condicionados mediante experiências realizadas em cães.
Contributo Introduz a concepção de que os reflexos –inatos e condicionados- seriam o fundamento das respostas dos indivíduos aos estímulos.

 

Gestaltismo

Fundador Köhler
Pressupostos As percepções partem das estruturas, das formas, dos conjuntos, das totalidade, não sendo possível reduzi-las nos seus elementos.

O todo é percebido antes das partes que o constituem

Objecto Percepções e pensamentos
Objectivo Compreender como se organizam os elementos na percepção para formar um todo
Método Método experimental; introspecção
Contributo Salienta a importância de todo, que é qualitativamente diferente as soma dos seus elementos, criticando o Associacionismo (que visa a decomposição em unidades) e o behaviorismo ( que reduz o comportamento e as associações simples estimulo – resposta). Enfatiza o aspecto inato das leis da organização preceptiva.

 

Construtivismo

Fundador Piaget
Pressupostos O desenvolvimento é construído pelo próprio sujeito, que tem um papel activo nas mudanças de estrutura de conhecimento.
Objecto Inteligência
Objectivo Compreender como se constróem as estruturas de conhecimento/inteligência e quais os processos metais subjacentes
Método Observação naturalista e método clínico.
Contributo Salienta a importância do sujeito  com um papel activo na construção do seu próprio processo desenvolvimento , criticando por exemplo, a concepção behaviorista de que o sujeito é um receptor passivo das influencias do meio, contrariando a ideia de que o homem  é unicamente determinado por uma destas dimensões (como defende , por exemplo, o behaviorismo ao salientar unicamente o papel do meio).

Põe em evidencia os aspectos qualitativos do pensamento: até então considerava-se que as diferenças de inteligência entre os indivíduos eram diferenças quali

O objecto da psicologia

 

Psicologia ->  ciência que estuda a aprendizagem, a personalidade, a memória, o funcionamento do sistema nervoso a comunicação interpessoal, o desenvolvimento, a agressividade, os sonhos e os processos mentais (pensamentos, percepções, sensações, representações mentais) e compartimentais (actos, reacções observáveis) do ser humano e dos animais.

A origem filosófica do objecto da psicologia.

Já antes da psicologia surgir como ciência muitos pensadores se interessavam por assuntos como, a relação corpo  alma, a consciências humana… este procuravam compreender a mente e o comportamento humano através do pensamento e da reflexão, mas não de uma forma cientifica. Só nos finais do século XIX a psicologia se autonomizou da filosofia, e a partir desse momento surgiu como ciência, com objectos, métodos, conceitos e teorias próprias.

Corrente em psicologia

 

Wundt Associacionismo
Watson Comportamentalismo ou behaviorismo
Freud Psicanálise
Pavlov Reflexologia
Köhler Gestaltismo ou teoria da forma
Piaget Construtivismo

 

Associonismo

fundador Wundt
Pressuposto Defende a ideia de que a mente é constituída por elementos simples – as sensações -, que , ao associarem-se dão origem a processos mentais complexos.
Objectivo Identificar e isolar os elementos (sensações) de forma a explicar os processos mentais complexos
Método Introspecção provocada em laboratório.
Contributo Associonismo tornou a psicologia autónoma da

Filosofia.

Procurou introduzir-se, na psicologia, o rigor e a objectividade das outras ciências existentes na época através da provocação de situações em laboratório.

 

Behaviorismo

Fundador Watson
Pressupostos Para se constituir como ciência, a psicologia tem de se basear em observações objectivas, ou seja, que possam ser verificadas por qualquer observador – o seu objecto é o comportamento observável.
Objecto Comportamentos observáveis no homem e no animal.

Estão excluídos, como objecto da psicologia, todos os fenómenos no interior da pessoa que não sejam directamente observáveis.

Objectivo Perceber como se processa a aprendizagem dos comportamentos (como se adquirem, mantêm e desaparecem).
Método Método experimental
Contributo Com o behaviorismo a psicologia assume o estatuto de ciência:

–          o objecto muda –> é agora o comportamento;

–          o método muda e torna-se mais objectivo -> método experimental

Alarga o campo da psicologia ao estatuto do animal.

 

Psicanálise

Fundador Freud
Pressuposto Salienta a influencia determinante do inconsciente para a vida psíquica do ser humano.

Explica o desenvolvimento humano pela evolução da psicossexualidade e , salientando o papel da sexualidade infantil (que, no entanto, não coincide com a noção de sexualidade do senso comum).

Objecto Aparelho psíquico humano
Objectivo Compreender como a personalidade do indivíduo se desenvolve
Método Associação livre de ideia; interpretação dos sonhos; actos falhados; etc.
Contributo Introduz uma nova concepção de ser humano, dando ênfase aos processos inconscientes e à sexualidade, contrastando  com a noção que prevalecia na época, segundo o qual o ser humano era visto como essencialmente racional e controlava os seus impulsos através da razão.

Atribui à criança uma vivência de sexualidade, alterado profundamente a concepção existente na sexualidade.

Pressupõe a existência de aspectos inatos, para além dos aprendidos.

Introduz uma concepção dinâmica da personalidade. Utiliza métodos subjectivos de simbilização (ex. interpretação de sonhos)

 

Reflexologia

Fundador Pavlov
Pressupostos Descobre que para além dos reflexos inatos, se podem desenvolver nos seres humano e nos animais reflexos aprendidos.

Designou este comportamento por reflexão condicionada.

Objectivo Estudar a actividade nervosa superior – estudo dos reflexos-
Método Estudo sobre os reflexos condicionados mediante experiências realizadas em cães.
Contributo Introduz a concepção de que os reflexos –inatos e condicionados- seriam o fundamento das respostas dos indivíduos aos estímulos.

 

Gestaltismo

Fundador Köhler
Pressupostos As percepções partem das estruturas, das formas, dos conjuntos, das totalidade, não sendo possível reduzi-las nos seus elementos.

O todo é percebido antes das partes que o constituem

Objecto Percepções e pensamentos
Objectivo Compreender como se organizam os elementos na percepção para formar um todo
Método Método experimental; introspecção
Contributo Salienta a importância de todo, que é qualitativamente diferente as soma dos seus elementos, criticando o Associacionismo (que visa a decomposição em unidades) e o behaviorismo ( que reduz o comportamento e as associações simples estimulo – resposta). Enfatiza o aspecto inato das leis da organização preceptiva.

 

Construtivismo

Fundador Piaget
Pressupostos O desenvolvimento é construído pelo próprio sujeito, que tem um papel activo nas mudanças de estrutura de conhecimento.
Objecto Inteligência
Objectivo Compreender como se constróem as estruturas de conhecimento/inteligência e quais os processos metais subjacentes
Método Observação naturalista e método clínico.
Contributo Salienta a importância do sujeito  com um papel activo na construção do seu próprio processo desenvolvimento , criticando por exemplo, a concepção behaviorista de que o sujeito é um receptor passivo das influencias do meio, contrariando a ideia de que o homem  é unicamente determinado por uma destas dimensões (como defende , por exemplo, o behaviorismo ao salientar unicamente o papel do meio).

Põe em evidencia os aspectos qualitativos do pensamento: até então considerava-se que as diferenças de inteligência entre os indivíduos eram diferenças qualitativas (por exemplo, pensava-se que um adulto era mais inteligente que uma criança) mas Piaget vem salientar a importância das diferenças qualitativas (um adulto pensa de forma diferente de uma criança).

 

tativas (por exemplo, pensava-se que um adulto era mais inteligente que uma criança) mas Piaget vem salientar a importância das diferenças qualitativas (um adulto pensa de forma diferente de uma criança).

 http://www.exames.org/index.php?option=com_docman

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